sábado, 7 de junho de 2014

Práticas de premiação não é a melhor opção!


   Geralmente a premiação é uma medida adotada pelas organizações para exercer um “controle” sobre os funcionários, pois dessa maneira, os mesmos ficam submissos, de forma temporária as normas e as regras da organização. Essas práticas são baseadas em estudos realizados por psicólogos que pertencem a escola behaviorista, esses estudos ficaram conhecidos como teorias de condicionamento, as quais concluem que o homem é submetido aos estímulos da natureza.

       
       O que estas práticas propõem são sistemas de estímulo/resposta, no qual os funcionários irão responder mediante ao estímulo oferecido através de prêmios.

     A princípio, como as práticas de premiação quebram a rotina do cotidiano na qual se ganha apenas um valor específico em troca das funções desempenhadas na empresa, estes sistemas fazem um sucesso mercadológico estrondoso. De imediato essas práticas conseguem mobilizar os trabalhadores, que entram em disputa uns com os outros na conquista por prêmios, com isso essas práticas ganharam a fama de recurso milagroso, pois inicialmente todos estão dispostos a mostrarem qualquer tipo de ação em busca dos prêmios que lhe foram oferecidos.
                                       



          De acordo com o autor AlfieKhon que se propôs a estudar o tema abordado, o sistema de recompensa traz uma submissão temporária do funcionário. Analisando o sistema percebeu que o mesmo pode funcionar não como recompensa, mas sim como punição, pois o funcionário é manipulado por seus superiores e essa manipulação condiciona o comportamento: “você faz isso, e ganhará aquilo”. Notou também que o uso de incentivos impedem os gerentes de administrar e pode atrapalhar o relacionamento dos mesmos os outros funcionários. Os funcionários por sua vez tendem a não querer assumir riscos, procurando tarefas mais fáceis para que estejam mais próximos de conseguirem os prêmios oferecidos. E por fim chegou à conclusão de que apesar dos funcionários se preocuparem com seus salários apenas isso não serve como motivação, até porque quanto mais ganham menos significado atribuem ao lado financeiro, ressaltou que a motivação deve ser intrínseca, ou seja, deve partir dos fatores internos, dos gostos e interesses do indivíduo.
                   
                            
         Adotar o sistema de prêmios deve ser algo muito bem pensado e planejado pela organização, pois um plano mal elaborado ou que não possua funções apropriadas e condizentes com os funcionários, podem trazer mais malefícios do que benefícios. Premiar é algo que dá trabalho, pois a organização não pode levar em conta apenas o que ela considera interessante, vantajoso e gratificante, ela deve considerar antes de tudo se é considerado de tal forma pelo trabalhador. E uma vez que o sistema seja instaurado ele não deve ser retirado, pois provoca uma sensação de punição aos trabalhadores, e continuar recebendo os mesmos prêmios ou receber prêmios de valores inferiores que os anteriores provocam insatisfação. Os prêmios devem crescer em uma escala de acordo com que são oferecidos pra que possam causar atração. As empresas que passaram por essa experiência de adotarem o sistema de premiação e por algum motivo o retiraram, tiveram resultados desagradáveis, pois os rendimentos de seus funcionários caíram atingindo níveis inferiores aos que tinham antes de adotarem tal procedimento.

       É necessário observar que para atribuir uma ligação entre as recompensas e os resultados dos empregados é importante que haja uma participação dos mesmos nos processos decisórios e nas informações dos negócios realizados pela empresa. Deve haver uma relação transparente, onde ocorra uma comunicação clara e objetiva entre os gerentes e seus subordinados. Caso não haja envolvimento do empregado no processo ele não reconhecerá a importância dos seus esforços, por se sentir perdido não encontrará valor nas premiações e não saberá o que deve melhorar ou não em seu desempenho.

   Por fim, mesmo a organização se precavendo quanto aos riscos de se adotar o sistema de recompensas, é bom lembrar que esse sistema tem um ciclo de vida curto, pois apesar de gerar resultados a curto prazo, os riscos aos quais a empresa se expõe podem ser lastimáveis. Se os trabalhadores forem realmente motivados eles conseguirão se manter assim de forma independente e isso a curto, médio e longo prazo.

  As organizações devem buscar duas aliadas que são: a inovação e a excelência, que são conquistadas através da preocupação em ajudar seus funcionários a se desbloquearem individualmente através do que chamamos de motivação intrínseca, na qual não existe necessidade de recompensas, pois a própria atividade que o funcionário executa por si só já representa um interesse para ele, algo que ele gosta ou que se reconhece fazendo.

"As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bom, nem o banho, é por isso que o recomendamos diariamente". – Zig Ziglar



Autora: Samara Oliveira

5 comentários:

  1. Através destes métodos de premiação, da pra observar a quantidade de pessoas que trabalham infelizes, e só se esforçam por causa das medalhas e premiações

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  2. Parabéns Samara, você mostrou que nem sempre utilizar premiações como recompensa é a melhor opção para o gestor motivar seu funcionário, pois a motivação do prêmio é temporária e o funcionário irá querer ganhar sempre mais.

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  3. É necessário que se repense os métodos de motivação utilizados pelas organizações, esse modelo de premiação adotado pelas empresas, realmente não se mostra produtivo!

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  4. Curti muito o texto Samara! Como se diz o Rodrigão: " medalha,medalha,medalha". Não devemos trabalhar só pensando em alguma recompensa,mas sim para nos satisfazer como bons profissionais.

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  5. Se engana muito aqueles gestores que ainda acreditam que premiação é a melhor opção! Apesar de vivermos nessa sociedade extremamente capitalista, dinheiro não é tudo que um ser humano necessita. Bem abordado o tema, parabéns!!

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