Geralmente a
premiação é uma medida adotada pelas organizações para exercer um “controle”
sobre os funcionários, pois dessa maneira, os mesmos ficam submissos, de
forma temporária as normas e as regras da organização. Essas práticas são
baseadas em estudos realizados por psicólogos que pertencem a escola behaviorista, esses estudos ficaram conhecidos como teorias de condicionamento,
as quais concluem que o homem é submetido aos estímulos da natureza.
O que estas práticas propõem são sistemas de estímulo/resposta, no qual os funcionários irão responder mediante ao estímulo oferecido através de prêmios.
De acordo com o autor AlfieKhon que se propôs a estudar o tema abordado, o sistema de recompensa traz uma
submissão temporária do funcionário. Analisando o sistema percebeu que o mesmo
pode funcionar não como recompensa, mas sim como punição, pois o funcionário é
manipulado por seus superiores e essa manipulação condiciona o comportamento:
“você faz isso, e ganhará aquilo”. Notou também que o uso de incentivos impedem
os gerentes de administrar e pode atrapalhar o relacionamento dos mesmos os
outros funcionários. Os funcionários por sua vez tendem a não querer assumir
riscos, procurando tarefas mais fáceis para que estejam mais próximos de
conseguirem os prêmios oferecidos. E por fim chegou à conclusão de que apesar
dos funcionários se preocuparem com seus salários apenas isso não serve como
motivação, até porque quanto mais ganham menos significado atribuem ao lado
financeiro, ressaltou que a motivação deve ser intrínseca, ou seja, deve partir
dos fatores internos, dos gostos e interesses do indivíduo.
Adotar o sistema de prêmios deve ser
algo muito bem pensado e planejado pela organização, pois um plano mal
elaborado ou que não possua funções apropriadas e condizentes com os
funcionários, podem trazer mais malefícios do que benefícios. Premiar é algo
que dá trabalho, pois a organização não pode levar em conta apenas o que ela
considera interessante, vantajoso e gratificante, ela deve considerar antes de
tudo se é considerado de tal forma pelo trabalhador. E uma vez que o sistema
seja instaurado ele não deve ser retirado, pois provoca uma sensação de punição
aos trabalhadores, e continuar recebendo os mesmos prêmios ou receber prêmios
de valores inferiores que os anteriores provocam insatisfação. Os prêmios devem
crescer em uma escala de acordo com que são oferecidos pra que possam causar
atração. As empresas que passaram por essa experiência de adotarem o sistema de
premiação e por algum motivo o retiraram, tiveram resultados desagradáveis,
pois os rendimentos de seus funcionários caíram atingindo níveis inferiores aos
que tinham antes de adotarem tal procedimento.
É necessário observar que para atribuir uma ligação
entre as recompensas e os resultados dos empregados é importante que haja uma participação dos
mesmos nos processos decisórios e nas informações dos negócios realizados pela
empresa. Deve haver uma relação transparente,
onde ocorra uma comunicação clara e objetiva entre os gerentes e seus
subordinados. Caso não haja envolvimento do empregado no processo ele não
reconhecerá a importância dos seus esforços, por se sentir perdido não
encontrará valor nas premiações e não saberá o que deve melhorar ou não em seu
desempenho.
Por fim, mesmo a organização se precavendo
quanto aos riscos de se adotar o sistema de recompensas, é bom lembrar que esse
sistema tem um ciclo de vida curto, pois apesar de gerar resultados a curto
prazo, os riscos aos quais a empresa se expõe podem ser lastimáveis. Se os
trabalhadores forem realmente motivados eles conseguirão se manter assim de
forma independente e isso a curto, médio e longo prazo.
As organizações devem buscar duas aliadas que
são: a inovação e a excelência, que são conquistadas através da preocupação em
ajudar seus funcionários a se desbloquearem individualmente através do que
chamamos de motivação intrínseca, na qual não existe necessidade de
recompensas, pois a própria atividade que o funcionário executa por si só já
representa um interesse para ele, algo que ele gosta ou que se reconhece
fazendo.
"As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bom, nem o banho, é por isso que o recomendamos diariamente". – Zig Ziglar
"As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bom, nem o banho, é por isso que o recomendamos diariamente". – Zig Ziglar
Autora: Samara Oliveira
Através destes métodos de premiação, da pra observar a quantidade de pessoas que trabalham infelizes, e só se esforçam por causa das medalhas e premiações
ResponderExcluirParabéns Samara, você mostrou que nem sempre utilizar premiações como recompensa é a melhor opção para o gestor motivar seu funcionário, pois a motivação do prêmio é temporária e o funcionário irá querer ganhar sempre mais.
ResponderExcluirÉ necessário que se repense os métodos de motivação utilizados pelas organizações, esse modelo de premiação adotado pelas empresas, realmente não se mostra produtivo!
ResponderExcluirCurti muito o texto Samara! Como se diz o Rodrigão: " medalha,medalha,medalha". Não devemos trabalhar só pensando em alguma recompensa,mas sim para nos satisfazer como bons profissionais.
ResponderExcluirSe engana muito aqueles gestores que ainda acreditam que premiação é a melhor opção! Apesar de vivermos nessa sociedade extremamente capitalista, dinheiro não é tudo que um ser humano necessita. Bem abordado o tema, parabéns!!
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