terça-feira, 10 de junho de 2014

Importância e tipos de liderança nas organizações

        
      Os desafios presentes hoje nas organizações exigem que seja diferenciado o líder do chefe. Um chefe é encarregado de comandar um grupo de pessoas a fim de cumprir com uma atividade ou tarefa na organização, mas atualmente, apenas isso não basta, o gestor atual precisa das duas competências, as de chefe e de líder.

        Um líder é uma pessoa com vários atributos, no ramo das organizações é o cara que conhece e motiva seus funcionários, que os fazem contribuir voluntariamente não apenas para produzirem o mínimo necessário e não perderem o emprego, mas a um ponto que eles trabalhem com entusiasmo e ajudem sua equipe e organização a buscar seus objetivos, entretanto a maior diferença entre os dois não está só nas atitudes, mas também no pensamento, o chefe se apoia nas regras, normas e procedimentos, já o líder se apoia em suas habilidades, capacitações e nas pessoas que trabalham sob seu comando, a rotina diária é vista como uma batalha a ser vencida constantemente pelo chefe enquanto para o líder, é o reinício de novas oportunidades.  Como somos todos diferentes, o estilo de liderança sempre foi complexo, ele está diretamente condicionado com as reações do comportamento humano, mas é necessário que seja situacional, flexível e adaptado para os resultados pretendidos.


Entre esses estilos estão:

 - Liderança autocrática: Nesse, o líder foca apenas nas tarefas, ele toma as decisões sozinho com base no seu julgamento, e não leva em conta a opinião dos seus subordinados, é ele quem  determina os métodos e  técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho, tirando qualquer poder do trabalhador na tomada de decisão ou na escolha. Assim o líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro do grupo.

 - Liderança democrática: É a liderança com participação e consulta dos membros da equipe, pois esse estilo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Nesse estilo de liderança as metas são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder do mesmo. O próprio grupo esboça as providências para atingir o objetivo solicitando ajuda do líder apenas quando realmente necessário, este então apresenta uma ou duas alternativas para o grupo, mas a decisão final é tomada no coletivo. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo.

 - Liderança liberal: Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, por vezes pode ser indicação de uma equipe madura, competente e experiente, que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

- Liderança paternalista: O paternalismo enfraquece a Liderança, é onde o líder e sua equipe têm relações interpessoais similares às de pai e filho. A liderança paternalista pode ser confortável para os subordinados e evitar conflitos, mas não é considerado um modelo adequado em uma relação profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes do que o indivíduo em si.

Com os estilos de liderança identificados acima, temos também os estilos de liderança associados à relação causal entre cada estilo e os efeitos sobre o clima de trabalho e o desempenho:

Estilo Visionário: Junta o grupo e os estimula a partilhar suas visões e sonhos com os demais. Tem efeito positivo sobre o clima de trabalho. É apropriado para situações onde há mudanças que requerem nova visão e inovação.

Estilo Conselheiro: Nesse estilo se relaciona os desejos das pessoas com os objetivos da organização. Ajuda o empregado a ser mais eficiente, melhorando as suas capacidades a longo prazo.

Estilo Relacional: O líder cria harmonia melhorando o relacionamento entre seus empregados. É o estilo ideal para resolver conflitos num grupo; dar motivação e melhorar o relacionamento entre as pessoas.

Estilo Dirigista: É onde o líder tranquiliza sua equipe transmitindo confiança e dando instruções claras. É apropriado em situações de crise quando se é necessário dar uma reviravolta na situação, também é indicado para com funcionários de personalidade difícil.

         Sendo assim, qual é a importância da liderança nas organizações?

Com a globalização, as organizações estão passando por constantes transformações, que vão desde uma reestruturação nos processos produtivos até uma reavaliação dos modelos de gestão.


          Os antigos modelos de gestão não atendem mais tão eficientemente ao ambiente competitivo das organizações, isso as leva à transformações, que provocam rupturas e mudanças nas suas filosofias gerenciais, e em meio a esse ambiente, a liderança se torna um elemento de supra importância ao sucesso de qualquer organização. Isso torna a liderança um tema importante, abrange temas como poder e autoridade, características pessoais de líderes e seguidores, relações pessoais e interpessoais, poderes atribuídos aos cargos, necessidade de alcançar objetivos e vários outros conjuntos de competências necessárias para o seu exercício.



Autor: Marcelo Marçal


2 comentários:

  1. Não creio que seja exagero afirmar, que atualmente ainda existem mais chefes do que lideres!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Clério,e gostei muito pela forma na qual o Marcelo abordou o tema,mostrando os tipos de lideres e os estilos.

    ResponderExcluir