Os desafios presentes hoje nas
organizações exigem que seja diferenciado o líder do chefe. Um chefe é
encarregado de comandar um grupo de pessoas a fim de cumprir com uma atividade
ou tarefa na organização, mas atualmente, apenas isso não basta, o gestor atual
precisa das duas competências, as de chefe e de líder.
Um líder é uma pessoa com vários
atributos, no ramo das organizações é o cara que conhece e motiva seus
funcionários, que os fazem contribuir voluntariamente não apenas para produzirem
o mínimo necessário e não perderem o emprego, mas a um ponto que eles trabalhem
com entusiasmo e ajudem sua equipe e organização a buscar seus objetivos,
entretanto a maior diferença entre os dois não está só nas atitudes, mas também
no pensamento, o chefe se apoia nas regras, normas e procedimentos, já o líder
se apoia em suas habilidades, capacitações e nas pessoas que trabalham sob seu
comando, a rotina diária é vista como uma batalha a ser vencida constantemente
pelo chefe enquanto para o líder, é o reinício de novas oportunidades. Como somos todos diferentes, o estilo de
liderança sempre foi complexo, ele está diretamente condicionado com as reações
do comportamento humano, mas é necessário que seja situacional, flexível e
adaptado para os resultados pretendidos.
Entre esses estilos estão:
- Liderança autocrática: Nesse, o líder foca
apenas nas tarefas, ele toma as decisões sozinho com base no seu julgamento, e
não leva em conta a opinião dos seus subordinados, é ele quem determina os métodos e técnicas para a execução das tarefas, de modo
imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder
determina ainda qual o seu companheiro de trabalho, tirando qualquer poder do
trabalhador na tomada de decisão ou na escolha. Assim o líder é dominador e
pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro do grupo.
- Liderança democrática: É a liderança com
participação e consulta dos membros da equipe, pois esse estilo de liderança é
voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.
Nesse estilo de liderança as metas são debatidas e decididas pelo grupo,
estimulado e assistido pelo líder do mesmo. O próprio grupo esboça as
providências para atingir o objetivo solicitando ajuda do líder apenas quando
realmente necessário, este então apresenta uma ou duas alternativas para o
grupo, mas a decisão final é tomada no coletivo. As tarefas ganham novas
perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio
grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O
líder procura ser um membro normal do grupo.
- Liderança liberal: Neste tipo de liderança
as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, por vezes pode ser
indicação de uma equipe madura, competente e experiente, que não necessita de
supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser
indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e
erros sem corrigi-los.
- Liderança paternalista: O paternalismo
enfraquece a Liderança, é onde o líder e sua equipe têm relações interpessoais
similares às de pai e filho. A liderança paternalista pode ser confortável para
os subordinados e evitar conflitos, mas não é considerado um modelo adequado em
uma relação profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o
pai é o filho, já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e
os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes do que o
indivíduo em si.
Com os estilos de liderança
identificados acima, temos também os estilos de liderança associados à relação
causal entre cada estilo e os efeitos sobre o clima de trabalho e o desempenho:
• Estilo Visionário: Junta o grupo
e os estimula a partilhar suas visões e sonhos com os demais. Tem efeito
positivo sobre o clima de trabalho. É apropriado para situações onde há
mudanças que requerem nova visão e inovação.
• Estilo Conselheiro: Nesse estilo
se relaciona os desejos das pessoas com os objetivos da organização. Ajuda o
empregado a ser mais eficiente, melhorando as suas capacidades a longo prazo.
• Estilo Relacional: O líder cria
harmonia melhorando o relacionamento entre seus empregados. É o estilo ideal
para resolver conflitos num grupo; dar motivação e melhorar o relacionamento
entre as pessoas.
• Estilo Dirigista: É onde o líder
tranquiliza sua equipe transmitindo confiança e dando instruções claras. É
apropriado em situações de crise quando se é necessário dar uma reviravolta na
situação, também é indicado para com funcionários de personalidade difícil.
Sendo assim, qual é a importância da
liderança nas organizações?
Com a globalização, as organizações
estão passando por constantes transformações, que vão desde uma reestruturação
nos processos produtivos até uma reavaliação dos modelos de gestão.
Os antigos modelos de gestão não
atendem mais tão eficientemente ao ambiente competitivo das organizações, isso
as leva à transformações, que provocam rupturas e mudanças nas suas filosofias
gerenciais, e em meio a esse ambiente, a liderança se torna um elemento de
supra importância ao sucesso de qualquer organização. Isso torna a liderança um
tema importante, abrange temas como poder e autoridade, características
pessoais de líderes e seguidores, relações pessoais e interpessoais, poderes
atribuídos aos cargos, necessidade de alcançar objetivos e vários outros
conjuntos de competências necessárias para o seu exercício.
Autor: Marcelo Marçal
Não creio que seja exagero afirmar, que atualmente ainda existem mais chefes do que lideres!
ResponderExcluirConcordo com o Clério,e gostei muito pela forma na qual o Marcelo abordou o tema,mostrando os tipos de lideres e os estilos.
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