terça-feira, 29 de julho de 2014

Instiuições de ensino - Um grande exemplo de sistema aberto

Hoje iremos trazer um grande exemplo de uma organização como um sistema social aberto A, para demonstrar a Teoria Geral dos Sistemas Abertos dentro do meio organizacional. O tipo de organização escolhida foi as instituições de ensino e abaixo veremos com clareza os detalhes.

Essa teoria, como vimos no texto anterior, foi criada na biologia por Ludwig Von Bertallanfy, daí vem o método similar ao que usamos para dividir nosso corpo humano em sistema nervoso, sistema digestório e outros, compondo o grande sistema central que seria nosso corpo no total. As ciências sociais trouxeram essa metodologia para o ramo organizacional, o que possibilitou que pudéssemos estudar cada parte separada de uma organização, porém interligada ao seu meio.

 Podemos considerar a universidade em sua totalidade como um sistema, uma estrutura maior, e seus diversos cursos como subsistemas que fazem parte dessa organização.

Além disso, também podemos dividir as pessoas as quais frequentam a universidade em pequenos sistemas, onde podemos citar: alunos, professores, funcionários. Como todo sistema burocrático, a universidade tem normas, que devem ser cumpridas por todos que estão subordinados a ela, porém a universidade também deve seguir ordens de um sistema maior ao qual ela pertence, como governo federal, por exemplo. Vemos também um processo de poder hierarquizado e um método de carreiras e eleições para que uma pessoa possa chegar ao topo do poder. Dentro dessa organização, vemos grandes processos de ensino, onde professores ensinam e aconselham os alunos e treinamento, onde todos os professores e técnicos administrativos são treinados para exercer tal função.

A gestão da universidade modela um sistema de todos os seus recursos financeiros, que são oriundos de empresas, de taxas e do governo federal, que são transformados em serviços gerais, pagamentos de funcionários, auxílio como bolsas para alguns alunos e para toda a manutenção e compra de bens para o campus universitário.

Ao passar pela faculdade, os alunos sairão formados e com um grande conhecimento, uma característica que pode se considerar rara no nosso país, pois apenas cerca de 12% da população possui um diploma de curso superior, subentende-se que esses indivíduos estão prontos para entrar no mercado de trabalho. Funcionários da organização estarão cada vez mais qualificados para exercer sua atividade e os professores tem toda a base para investir e buscar pesquisas para o ramo acadêmico.



Podemos dizer que este sistema é cíclico, e se renova a cada semestre, onde alguns alunos estão entrando para começar suas atividades enquanto outros já passaram por todas e estão saindo para outros sistemas, assim como os professores e funcionários também se aposentam e entram novos em seu lugar.

Com o crescente aumento da tecnologia, a considerando como um instrumento ou técnica para facilitar o dia-a-dia, vemos que sempre será presente a criação de novos subsistemas dentro da organização, desde novos cursos até mesmo novos ambientes para proporcionar um melhor método de ensino aos alunos, pois acredita-se ser um desperdício ficar focado em métodos antigos enquanto somos atropelados pela atualidade. A universidade sempre procura diversificar grande parte dos seus sistemas para não cair na entropia.

O sistema de informações constituído por alunos e professores pode ser prejudicado tanto por professores pouco qualificados para o cargo, tanto com alunos desleixados, pois assim informações necessárias não serão passadas adequadamente. Nos dias atuais, universidades utilizam ferramentas on-line para melhorar seu sistema de comunicação. Moodle, blogs, e-mails são ferramentas que estão sempre presentes proporcionando uma melhor comunicação a todos.

Ainda podemos citar e exemplificar outros diversos subsistemas que compõe o que estamos chamando de sistema maior, que é a universidade, sem esquecer que ela também faz parte de um sistema maior. Podemos citar: alimentação, bibliotecas, coordenação de cursos, projetos, etc.


Ao ler este texto podemos concluir que a Teoria Geral dos Sistemas Abertos tem uma grande finalidade e influência dentro da organização além de ser bastante eficiente. Focamos apenas na estrutura acadêmica, mas este método poderia ser levado a inúmeras organizações tanto públicas como privadas. Devemos tudo isso justamente para a abordagem múltipla dessa teoria, onde variáveis sociológicas são analisadas juntamente com as psicológicas, ao contrário do que era visto antigamente como, por exemplo, na Administração Científica de Taylor e Fayol no Movimento das Relações Humanas proposto por Elton Mayo (e outros autores). É notório que os  sistemas abertos estão presentes em todas as partes, não só ele mas também diversos outros modelos  os quais todos nós estamos inseridos.


Autor: Igor Silva Reis

10 comentários:

  1. Muito interessante o texto, sobre esse assunto que discutimos bastante em sala. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Usar a UFU como exemplo facilitou muito o entendimento da teoria de sistemas abertos nesse texto, ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Legal a aplicação da teoria com um exemplo o qual estamos familiarizados!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto Igor! Você exemplificou muito bem o que é um sistema aberto, e como os sistemas estão presentes no nosso cotiano.

    ResponderExcluir
  5. Ótima ideia de usar a universidade como exemplo para explicar a Teoria Geral dos Sistemas Abertos, já que todos nós a conhecemos bem. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez estamos aqui falando de educação/ensino... Ontem na aula tivemos a prova de como a própria FAGEN, a qual se propõe a formar profissionais preparados para o mercado como alto conhecimento intelectual, tenta restringir as ações criativas dos professores e não consegue inovar na metodologia de ensino e avaliação. Será que nessas condições conseguiremos superar o baixo nível da educação brasileira? Até que ponto o tradicionalismo agrega valor?

    ResponderExcluir
  7. Um bom exemplo que mostrou a teoria de um ponto de vista que nos permite uma melhor reflexão

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante usar o exemplo da nossa universidade para exemplificar um caso de sistema aberto com suas relações com outros sistemas abertos internos e externo a organização. Parabéns Igor!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo texto Igor,conseguiu abordar bem sobre sistema aberto,exemplos foram bons também...muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo tema, Muito bem abordado, Parabéns!

    ResponderExcluir